• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

O Colégio - História

Fundado no ano de 1977 por um grupo de educadores que juntos dirigiram uma Instituição de ensino de cunho religioso por muitos anos , o Colégio São Paulo foi idealizado como um espaço de educação onde fosse possível fazer valer as dimensões humanas da Ética e da Cidadania e cuja preocupação central fosse a pessoa humana em toda a sua complexidade.

Inspirados pelos princípios e ensinamentos de Paulo, apóstolo do amor, seus fundadores : Enoch, Jane, Robson , Dinalva, Cecília e Isete iniciaram sua trajetória em uma casa alugada e reformada à Rua Marechal Floriano, no bairro do Canela. Pouco depois de iniciada matrícula, a demanda ultrapassou as expectativas, fazendo-se necessário o aluguel de uma segunda casa na mesma rua. Seis anos depois, em virtude do constante crescimento, a expansão tornou-se urgente exigindo um novo projeto e a mudança para o bairro do Itaigara, onde foi construindo um prédio com completa e moderna estrutura para atender a todas as necessidades de ensino, esporte e lazer do alunado. Essa mudança acelerou o processo de crescimento do bairro, já que foi uma das primeiras instituições a se edificar na região. No ano de 1999 foi construído no mesmo terreno, um segundo prédio, agora para atender a demanda do segmento de ensino fundamental I, primeira à quarta série, contando com mais conforto e segurança para as crianças, em um espaço mais amplo e confortável, acervo técnico e tecnológico atualizado, ginásios para prática esportiva etc.

A complexidade dos novos tempos e de todas as questões nas esferas políticas, sociais, educacionais , científicas e tecnológicas vivenciadas ao longo dos anos evidenciaram que modelos de percepção de mundo ultrapassados não dariam conta de encontrar alternativas possíveis para as questões vigentes no espaço escolar e fora dele . Revisões de paradigmas se faziam necessárias todo o tempo . Essa constatação sempre impulsionou a Instituição na busca de novas alternativas na construção de práticas pedagógicas que possibilitassem os sujeitos envolvidos nesse processo intervir com o mundo, com as pessoas e com o conhecimento de forma crítica , consciente e responsável. Assim, no início da década de 90, a direção, junto com a equipe técnica e professores, revisam e reescrevem o Projeto Político Pedagógico reafirmando o Amor, Solidariedade e Autonomia como valores que norteiam a prática pedagógica. Foram várias as etapas vivenciadas pela Direção, Equipe técnico-pedagógica e toda a comunidade para ousar criar novos conceitos, propor novos desafios e reflexões constantes e mais abrangentes. No contexto que atualmente vivemos essa prática é imprescindível para quem lida com pessoas dentro de uma perspectiva humanista, na qual se faz necessário preservar, no meio de tantas demandas, a essência do humano e que "confirme no homem aqueles traços que reputamos essenciais."

Em 15 de janeiro de 2010, foram concluídas as negociações para a aquisição do completo controle societário do Colégio São Paulo, pelos controladores da Entidade Mantenedora do Colégio Anchieta. A escolha dos anteriores proprietários do Colégio São Paulo, pelo Colégio Anchieta, deveu-se, em especial, à identidade comum dos princípios básicos para a educação dos jovens, das duas Instituições de Ensino, baseados no Amor, Honestidade, Respeito, Solidariedade, Autonomia e Liberdade, princípios estes cristãos e democráticos.

Portanto, a nova diretoria dará continuidade à missão do Colégio São Paulo, mantendo sua Filosofia e práticas que norteiam a Proposta Pedagógica, enfatizando às novas tecnologias, à obtenção dos melhores resultados para a educação dos atuais e futuros alunos e às condições para o fortalecimento do lema "o que nós fazemos, faz o mundo melhor".

Desta forma, esperamos contar com os ex-alunos, alunos e seus familiares, com os professores, corpo técnico-pedagógico e demais funcionários do Colégio São Paulo, para a manutenção do apoio que sempre deram ao Colégio, que faz parte da história de vida de cada um e da Bahia, a fim de que ele continue a sua nobre missão de educar os jovens de nosso país.

Rua Luiz Portela da Silva, 628 - CEP 41815-290 - Itaigara Salvador - Bahia

Tel.: (71) 2107-4600

Colégio São Paulo - Uma Instituição do Grupo Educacional Anchieta

Clique aqui para acesso a Locação de Multimídia

Clique aqui para acesso a Área de Conhecimento

Para visualização dos sistemas é necessário que o seu bloqueador de pop-ups esteja desativado